quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Instituto de Segurança Social de Portugal em Timor para preparar sistema de segurança social timorense

.

Díli, 24 jan (Lusa) - A presidente do Instituto de Segurança Social de Portugal, Mariana Ribeiro Ferreira, terminou hoje uma visita de trabalho de dois dias a Timor-Leste para preparar o plano de trabalho para criar o sistema de segurança social timorense.

Em declarações à agência Lusa, Maria Ribeiro Ferreira explicou que esta é a primeira missão realizada no âmbito do protocolo assinado entre os dois países em abril último e que a visita permitiu concretizar a cooperação em três eixos muito concretos.

"Em primeiro lugar, no âmbito da realização e atualização de estudos sobre o que pode vir a ser o futuro sistema de segurança social e o nível de contribuições", disse.

Segundo a presidente do Instituto de Segurança Social, Portugal vai também ajudar no âmbito da capacitação dos recursos humanos, nomeadamente ao nível da formação inicial e especializada.

"O terceiro âmbito tem a ver com o registo de todos os dados e os processos no âmbito da segurança social, o que pressupõe aqui uma componente tecnológica e um apoio para criar uma base de dados específica que seja adequada e útil ao sistema de segurança social de Timor-Leste", referiu.

Mariana Ribeiro Ferreira disse também que durante a visita foi aprovado o plano de trabalho para 2013 e que ficou prevista a deslocação de uma delegação do Ministério da Solidariedade Social de Timor-Leste a Portugal para fazer um primeiro balanço da cooperação entre os dois países naquela área.

O protocolo de cooperação para a criação do sistema contributivo de segurança social em Timor-Leste foi assinado em abril durante uma deslocação do ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, ao país.

"São ajudas técnicas para que o sistema em Timor-Leste possa vir a funcionar", disse Pedro Mota Soares, na altura, explicando que a ajuda vai permitir a montagem do sistema de segurança social timorense.

MSE // MLL.

Lusa/Fim
,

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.