sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PRESIDENTE TAUR MATAN RUAK PROMOVE DIÁLOGO COMUNITÁRIO NO SUBDISTRITO DE PANTE MAKASAR

.
Foto, Presidência da República de Timor-Leste - Facebook





Pante Makasar, 22 Janeiro 2013: O Presidente da República, Taur Matan Ruak, acompanhado da Primeira-Dama, deu início esta terça-feira a uma visita de trabalho de quatro dias (22-25.1) ao enclave do Oecússi, inserida na sua iniciativa de promover o diálogo comunitário.

Em Batugade, junto à fronteira, o Chefe de Estado foi recebido pelo comandante da Força Nacional Indonésia da província de Nusa Tenggara Timur (Danderm) e pelas autoridades do distrito indonésio de Belu que o escoltaram até à fronteira timorense.

À chegada à fronteira de Sakato, Oecússi, o Presidente e a sua delegação assistiram a uma cerimónia cultural dirigida pelos anciãos locais.

Após a cerimónia, o Presidente dirigiu-se a Pante Makasar, onde promoveu um diálogo com as comunidades dos subdistritos de Nítibe e Pante Makasar.

Na sua intervenção, Taur Matan Ruak apelou aos presentes que continuassem a trabalhar arduamente e a colaborar com o Estado com vista à melhoria das condições de vida. O Presidente salientou ainda a importância da melhoria da economia familiar e do investimento na educação e saúde dos filhos.

Ainda durante a sessão, a comunidade apresentou como principais problemáticas locais a disputa territorial em Naktuka, o estatuto do Oecússi, a falta de água potável, a qualidade dos projetos de infraestruturas rodoviárias, o preço elevado do visto e do bilhete do barco Nakroma que faz o transporte Díli-Oecússi, e aproveitou a oportunidade para solicitar a construção de um terminal de passageiros em Díli.

Em relação à disputa territorial, o Chefe de Estado manifestou a sua preocupação, mas acrescentou que acredita que o problema se resolverá e que espera que o caso não afete as relações entre Timor-Leste e a Indonésia. No que respeita as restantes preocupações das comunidades, o Presidente Matan Ruak solicitou aos vice-ministros e secretários de estado competentes que apresentassem o seu programa para os próximos cinco anos.

Durante o diálogo, o Chefe de Estado esteve acompanhado pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Vice-Ministro dos Transportes e Telecomunicações, o Vice-Ministro do Ministério da Solidariedade Social, o Secretário de Estado da Segurança, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Local, o Comissário da PNTL e uma pequena equipa de assessores.

O périplo do Presidente pelo Oecússi prosseguirá na quarta-feira com um encontro com as autoridades locais e chefes de departamento distritais durante a manhã, estando marcado para a tarde um diálogo com a comunidade de Passabe no subdistrito de Oesilo.

Esta visita de trabalho insere-se no âmbito da promoção do diálogo que o Chefe de Estado iniciou no ano passado, sendo o Oecússi o último distrito a visitar. 

Nota do blogue: Pode ler em Inglês e em Tétum aqui.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.