segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Governo de Timor-Leste cede terreno para construção de sede da CPLP

.

Díli, 18 fev (Lusa) - O governo de Timor-Leste e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) assinaram hoje o acordo de concessão do terreno para a construção da representação daquela organização em Díli.

O acordo foi assinado entre o secretário de Estado de Terras e Propriedades de Timor-Leste, Jaime Xavier Lopes, e o secretário executivo da CPLP, o embaixador moçambicano Murade Murargy, que iniciou domingo uma visita oficial ao país.

Na cerimónia participaram também o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense, José Luís Guterres, e o ministro da Justiça, Dionísio Babo.

Para o secretário executivo da CPLP, a assinatura do acordo significa mais responsabilidade "mútua" para dar visibilidade à CPLP e "transformá-la numa força dinâmica nas relações internacionais".

"A presença da CPLP aqui em Díli vai exercer uma forte influência no contexto regional, sendo a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa uma comunidade aberta ela vai poder também atrair outros parceiros económicos", afirmou.

Para o diplomata moçambicano, a futura representação em Díli vai, de facto, permitir também um relacionamento mais forte entre a CPLP e Timor-Leste.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, disse que o acordo assinado "mostra o profundo compromisso de Timor-Leste para com a família CPLP".

"Acreditamos no futuro da CPLP e queremos a sua presença em Timor-Leste para que possamos continuar a trabalhar juntos para promover os interesses comuns na área da cultura, da língua e dos investimentos", acrescentou José Luís Guterres.

Depois da assinatura do acordo no ministério dos Negócios Estrangeiros, o secretário executivo da CPLP reuniu-se com o chefe de Estado timorense, Taur Matan Ruak, para agradecer o apoiou à sua nomeação para o cargo.

Durante a sua estada em Díli, que termina sábado, Murade Murargy vai reunir-se com o presidente do parlamento timorense, Vicente Guterres, e com outros elementos do governo timorense e participar num seminário sobre a CPLP.

MSE // PMC

Lusa/Fim
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.