sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PM Xanana encontrou-se com Mari e Lu’Olo: “Ministros devem comparecer no Parlamento Nacional em cada três meses”

.


Noticiário – TVTL - Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2013 

PM Xanana encontrou-se com Mari e Lu’Olo: “Ministros devem comparecer no Parlamento Nacional  em cada três meses”

O Presidente da República sente-se orgulhoso perante a conjuntura política actual em Timor-Leste porque  demonstra maturidade política  da liderança Timorese em prol do desenvolvimento do país.

Esta declaração foi feita  pelo Primeiro Ministro após o seu encontro semanal com o Presidente da República no palácio presidencial Nicolau Lobato, em Dili.

Kay Rala Xanana Gusmão declarou que o Chefe de Estado  Taur Matan Ruak mostrou apreço pelo  consenso nacional encontrado no seio da liderança política para o desenvolvimento desta nação.

 “ Já há muito tempo que não me encontro com o Presidente da República, de maneira que vim cá hoje informá-lo sobre a nova conjuntura política que foi acompanhada por todos vós  no Parlamento Nacional.   O Presidente está  satisfeito por eu ter encontrado com o senhor Mari Alkatiri e com o senhor Lu Olo;  encontramo-nos por causa de questões de interesse do Estado e quanto a isto, a liderança deve estar unida. Como já disse no Parlamento,  não se trata apenas de se conseguir uma votação  sem nenhum voto contra ou nenhum voto de abstenção.  O consenso nacional é  uma questão muito  importante.  Conseguimos. Tanto os deputados pró- Governo como os da bancada da oposição concordaram mutuamente que se deve reduzir o uso do Fundo do Petróleo e que o levantamento anual não  pode ultrapassar 3%. Este foi um passo importante que abriu caminho para outras questões de interesse nacional e demostrou que, nós,  Timorenses, podemos unir-nos. Isto não significa que queremos destruir a democracia, que a oposição irá desaparecer ou que  vamos concordar em tudo. Não, não será isso, creio que, por este caminho, dignificaremos a democracia; não se faz democracia com gritos mútuos mas com troca de opiniões para podermos encontrar a melhor solução. O Presidente está satisfeito com esta situação  e eu também” disse o PM Xanana Gusmão.

O Chefe do Governo Kay Rala Xanana Gusmão também informou que já existe um novo mecanismo de fiscalização  dos Ministérios pelo Parlamento Nacional .

“ Conseguimos chegar a consenso numa questão que é importante para a defesa do estado. Temos que chegar a consenso sobre questões pontuais e esta foi uma delas. A oposição vai continuar a fazer o seu trabalho. Perante a nova conjuntura política, chegamos a um acordo quanto ao trabalho de fiscalização pelo Parlamento Nacional. Em cada três meses, cada Ministro deverá comparecer no Parlamento Nacional para apresentar os resultados da implementação do seu programa e através desse mecanismo, os deputados poderão apreciar progressivamente a eficiência e a qualidade de trabalhos desenvolvidos por cada Ministério em função do orçamento anual atribuído. Estamos a ver má qualidade e nós temos que  avançar  com  qualidade”, disse Xanana Gusmão.
 .

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.