quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SR. COMANDANTE MAUK MORUK, MAS QUE SURPRESA AGRADÁVEL!

.

Zizi Pedruco

Há coisas na vida que são inexplicáveis... Mauk Moruk, Paulino Gama, Comandante da Brigada Vermelha, "traidor"... Tenho de confessar que quando começou esta polémica, eu também pensava mal deste senhor, até que...Já vos conto, seus curiosos...

Eu tenho uma página do Facebook onde tenho um número muito restrito de amigos, eles são escolhidos a dedo e não chegam a quarenta, tenho mais páginas nesta rede social, confesso, mas é nesta restrita que eu mais " frequento", é onde estão os meus amigos de coração e pessoas de confiança, a bem da verdade, que aturam a minha " loucura" nesta rede social, insultos, música, poesia, uma festa.

Há cinco anos eu conheci um senhor extraordinário ( ahhhh, não vou dizer o nome dele no Facebook) e tornei-me amiga dele nesta rede social , um homem a quem eu devoto muita admiração pela sua consistente posição quanto a Timor e ao sofrimento do Povo Maubere. Foi sempre firme na sua posição e nos seus " gritos" de denúncia dos abusos perpetrados por este e o antigo governo, contra o povo timorense.

Os seus escritos traziam-me muitas vezes lágrimas aos meus olhos, pela sua lucidez e verdade quanto ao sofrimento do povo timorense.

Frequentemente eu dizia ao meu marido, quem será? Deve ser alguém que sofreu muito e sabe também muito, por vezes tinha uma vontade enorme de perguntar a este senhor quem ele era...Nunca o fiz, ainda bem!

Este senhor quando todos me atacavam, ele saiu sempre em minha defesa, SEMPRE! E o que mais me intrigava era ele saber muito sobre mim, constantemente ele referia-se a um tio meu, irmão do meu pai, que foi morto pelos militares indonésios e ele dizia-me para eu nunca me esquecer dele e dava-me sempre força para eu continuar a fazer o que faço.

Escreve de uma forma poética e com palavras que fazem "chorar as pedras". Tratou-me sempre pelo nome de "minha irmã querida" e com uma gentileza, respeito e uma educação fora de série, durante cinco anos. Um verdadeiro cavalheiro. É a pura verdade!

Mas afinal quem é este senhor que merece tantos elogios da minha parte? MAUK MORUK, o temível Comandante da Brigada Vermelha!

Descobri na passada quinta-feira, não por ele, mas sim através de um amigo meu e quase que desmaiei...O meu amigo a quem eu devoto uma grande admiração e respeito é, afinal, o Comandante MAUK MORUK!

Não se zangue comigo por eu estar a escrever sobre si Sr. Comandante! Eu não gosto é de injustiças e como tão bem sabe, perante elas, eu recuso-me a calar!

Vejo muitas pessoas a insulta-lo no Facebook e parte-me o coração de ver insultos para uma pessoa que, na minha opinião, quer tão bem à minha terra e ao meu povo.

Talvez, porque durante cinco anos, eu fui privilegiada de poder testemunhar um lado do Sr. Comandante Moruk, que muitos dos que lhe insultam, não tiveram a oportunidade de ver. Ninguém pode ser " traidor" quando sob um " pseudónimo" defende o Povo Maubere com " garras e dentes".

Falando em traidores... Eles abundam em Timor-Leste, muitos dos autonomistas encontram-se a (des) governar-nos e a gozar a independência que não quiseram, quem somos nós para julgarmos o Comandante Mauk Moruk? O sangue dele também foi derramado para a independência de Timor-Leste!

Ele rendeu-se mas...Xanana não se rendeu também? Dizem também que Xanana mandou matar muitos líderes da Fretilin no mato...Eu nesta matéria, sabem o quê que eu faço? REDUZO-ME À MINHA INSIGNIFICÂNCIA E NÃO DOU PALPITES!!! A História irá encarregar-se um dia de nos contar a verdade dos factos.

Guerra é guerra e a maior traição para com Timor-Leste, é ver o nosso povo a sofrer tanto, o país à beira do abismo e uma dúzia de canalhas a assaltarem o que é pertença do Povo Maubere e a viverem que nem lordes, à custa do sangue derramado de centenas de milhares de timorenses! 

Isso sim, É TRAIÇÃO! Os maiores traidores estão sentados no Palácio do Governo e no Parlamento Nacional, estes sim, são os grandes traiçoeiros da luta deste grande e glorioso povo!

O Comandante Mauk Moruk foi sempre um bom e fiel amigo deste blogue e meu, eu não viro as costas aos meus amigos, por isso mesmo, estou aqui a apelar para que lhe oiçam o que ele tem a dizer, sem julgamentos preconcebidos, sem insultos e sem a merda das politiquices.

Na minha opinião e como tal vale o que vale, eu não acredito que Mauk Moruk queira mal ao país, muito menos de querer criar a instabilidade ou fazer mal a este povo. Posso engolir um dia o que estou a dizer, mas corro o risco...Não me desiluda, senhor Comandante!

Mauk Moruk diz muitas verdades e tem muita razão no que diz. É preciso uma " revolução" mas... Eu diria que precisamos de uma "revolução" nos corações dos nossos governantes, para que olhem com olhos de quem quer ver, o sofrimento deste povo heroico e digam, CHEGA!

Este povo não pode continuar a sofrer mais, não pode! BASTA!

PS: Sr. Comandante, continuo à espera da prometida conversa...Abraço grande com muita estima da sua irmã. Zizi Pedruco
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.