domingo, 15 de dezembro de 2013

Familiares de Emília Pires alegadamente entraram na Austrália com mais de 30 mil dólares sem declararem à alfândega

.

Timor Hau Nian Doben - 15 de dezembro de 2013

A irmã e a mãe da ministra das Finanças, Emília Pires, foram multadas pela Polícia Federal Australiana, em Darwin, na passada sexta-feira, por alegadamente não terem declarado à alfândega mais de 30 mil dólares que traziam nas suas malas, noticiou a ABC.

De acordo com a polícia australiana, Palmira Pires, irmã  da titular da pasta das Finanças, " tentou entrar no país com um valor monetário superior a 20 mil dólares na sua bagagem, sem ter declarado às autoridades do país."

Segundo a ABC, a mãe de Palmira Pires, que viajava com ela, foi também multada pela polícia australiana, por supostamente ter tentado entrar no país com mais de dez mil dólares, sem ter dado conhecimento à alfândega.

A irmã da ministra das Finanças acusou as autoridades australianas de "perseguição politica" porque a Polícia Federal Australiana alegadamente apreendeu para investigação os seus telemóveis, iPad, iPod e ainda outros bens.

"Eu penso que o único crime foi ter um irmão e uma irmã que são ministros e que estão a lutar por aquilo que é certo para Timor-Leste", declarou Pires à ABC.

Timor Leste está neste momento a tentar anular em Haia, um tratado de petróleo, no valor de quatro bilhões de dólares, que assinou com a Austrália, depois das alegações de espionagem.

Há cerca de dois anos existiram rumores de que a mulher de um político timorense, foi detida pela polícia australiana, no aeroporto de Darwin, por ter na sua posse 300 mil dólares, todavia, as autoridades do país negaram terem feito a apreensão.

De acordo com a lei australiana, o Serviço da Alfândega e Proteção de Fronteiras não tem atualmente quaisquer restrições sobre a quantidade de dinheiro que se pode trazer para dentro ou levar para fora da Austrália. Contudo, quantias acima dos dez mil dólares australianos ou equivalentes em moeda estrangeira, quer sejam em notas ou moedas, têm de ser declaradas, o não cumprimento deste preceito é passível de uma multa.

Fonte: ABC NEWS
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.