sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Morreu Nelson Mandela com 95 anos

.

RTP - 5 de dezembro de 2013 

Morreu Nelson Mandela, tinha 95 anos a maioria dos quais dedicados à defesa dos direitos humanos e igualdade racial. O líder histórico do ANC foi o mais emblemático resistente contra o Apartheid, o regime de segregação racial imposto na África do Sul até 1994.

Madiba, como era conhecido na África do Sul, estava em estado grave há quatro meses. E ontem, a filha do resistente anti-apartheid afirmou que Mandela estava a lutar no leito da morte.

O líder histórico do ANC foi o mais emblemático resistente contra o Apartheid, o regime de segregação racial imposto na África do Sul até 1994.

Símbolo da reconciliação e do perdão, Mandela foi eleito como primeiro presidente negro daqueles pais, após 27 anos de prisão.

Mandela, que em 1993 recebeu o Prémio Nobel da Paz juntamente com Frederik de Klerk, governou a África do Sul até 1999 e tornou-se num dos principais estadistas do século, como referência na luta contra a segregação racial, e visto pelos seus compatriotas como o patriarca da "nação do arco-íris".
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.