terça-feira, 27 de maio de 2014

Fretilin vai entregar processo de alegada corrupção praticada pelo ministro da Saúde ao MP

,

Jornal Independente - 27 de maio de 2014 - Tradução de Timor Hau Nian Doben

A bancada parlamentar da Fretilin no Parlamento Nacional, vai apresentar factos ao Ministério Público (MP) para investigação, relativamente a um caso de corrupção, que se desconfia que o ministro da Saúde, Sérgio Lobo, esteja envolvido.

A deputada da bancada da Fretilin, Maria Angélica Rangel, acredita que ela já identificou os erros praticados pelo ministro da Saúde, estes foram o conflito de interesses e indicação de mal-administração, porque ele adjudicou diretamente à companhia Instana Group Lda., que pertence ao seu próprio irmão.

Para além disso, a bancada da Fretilin também ouviu informações de que a Direção Nacional de Gestão e Aprovisionamento do ministério da Saúde fez um pedido de cancelamento com a companhia Instana Group mas, o próprio ministro Lobo não quis acatar a ordem.

De acordo com a bancada da Fretilin este problema afeta a distribuição dos medicamentos para os hospitais centrais, de referência e para os centros de saúde em todo o território - menos medicamentos.

"No Orçamento Geral do Estado para 2013 o Parlamento Nacional aprovou para o ministério da Saúde comprar medicamentos, o valor de sete milhões de dólares americanos mas, o governo assinou um contrato com a companhia indonésia Kimia Farma no valor de 11 milhões de dólares", disse a deputada.

Mas, Maria disse ainda que, eles repararam que os remédios que são vendidos na Kimia Farma o seu preço é muito elevado a comparar com o preço dos medicamentos vendidos nas outras clínicas privadas.

"Nós, da bancada da Fretilin também vamos entregar estes dados ao Ministério Público na próxima semana para serem processados de acordo com a lei em vigor em Timor-Leste", disse a deputada ontem, no Parlamento Nacional.

" Nós apelamos a vocês, jornalistas, para continuarem a acompanhar, porque na próxima semana nós vamos já entregar estes factos ao Ministério Público", disse.

Anteriormente o ministro Lobo pediu à bancada da Fretilin para apresentar factos ao tribunal e ao MP e não fazer apenas declarações políticas sem base legal. Sérgio Lobo também acrescentou que está pronto para responder perante o tribunal, quando a bancada da Fretilin apresentar (os factos) ao Ministério Público.

Pode ler mais no jornal Tempo Semanal: Parte I: Deskonfia Mafia Iha MS Ba Prosesu Sosa Ai-Moruk
Parte II : Deskonfia Mafia Iha MS Ba Prosesu Sosa Ai-Moruk
 Parte III: Deskonfia Mafia Iha MS Ba Prosesu Sosa Ai-Moruk
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.