sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Emília Pires Resignou - Xanana "limpou" o escritório e levou documentos importantes para casa

.

Timor Hau Nian Doben - 01 de agosto de 2014

Uma fonte próxima do governo que pediu o anonimato, disse ao Jornal Nacional Diário que a ministra das Finanças, Emília Pires, entregou a carta de resignação ao primeiro-ministro Xanana Gusmão e que a missiva vai ser processada no dia 22 de agosto.

De acordo com o matutino, desde de ontem que Emília Pires deixou de exercer as suas funções. As razões apresentadas para a sua resignação são ainda desconhecidas.

A ministra das Finanças, foi há uns dias constituída arguida num processo de alegada corrupção e abuso de poder. Emília Pires alegadamente aprovou um pagamento, para o fornecimento de camas para o Hospital Nacional Guido Valadares, a uma empresa da qual o seu marido, Warren McLeod, é proprietário.

Existem suspeitas de que o primeiro-ministro Xanana Gusmão possa também resignar neste fim de semana.

Uma fonte "importante" do Palácio do Governo informou ao referido jornal que Gusmão começou a arrumar o seu escritório no Palácio do Governo e levou documentos importantes para a sua residência em Lecidere.

"O primeiro-ministro Xanana Gusmão anteontem tirou todos os seus documentos importantes e levou para a sua residência em Lecidere", disse.

Amanhã e domingo o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) vai-se reunir e ouvir a decisão de Xanana Gusmão, no caso do chefe do governo resignar, o partido vai tentar encontrar quem o substitua.

O CNRT já disse que não aceita que o próximo primeiro-ministro venha da Fretilin, Partido Democrático ou outro, porque foi o partido de Xanana Gusmão que ganhou as eleições em 2012.

Xanana Gusmão anunciou publicamente a sua decisão de querer resignar no inicio do ano e disse que iria demitir-se após a cimeira de Díli.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.