quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Rui Araújo está rodeado de cobras venenosas e perigosas mas...

.

Zizi Pedruco

Em primeiro lugar gostaria de apresentar os nossos parabéns ao Dr. Rui Araújo e desejar-lhe muitas felicidades, coragem e perícia para os desafios que irá começar a enfrentar como primeiro-ministro da nossa adorada terra, não vai ser tarefa fácil, mas rezo com todo o meu ser para que muito sucesso seja alcançado.

Hoje um amigo do Facebook pôs uma postagem de um blogue de um "malae" num comentário que fez e eu vi algumas criticas ao Dr. Araújo por ter aceitado ser primeiro-ministro e diz que é uma "má característica do PM indigitado". Discordo completamente com as alegações feitas.

Embora eu seja também da opinião que o processo de sucessão de Xanana Gusmão seja controverso, eu acho que o povo de Timor-Leste ganhou imenso com a escolha de Rui Araújo para comandar os destinos da nação.

Quatro dos meus amigos mais chegados são juristas e andei a chatea-los a valer nas últimas semanas, a minha maior amiga de há mais de 30 anos é jurista também, das boas, atingiu na carreira dela lugares de topo na Administração Pública - muito bem doutora! -  a meu pedido andou a analisar a Constituição da República de Timor-Leste e como teve uns "problemas" de foro privado há uns dias  eu parei de lhe chatear com Timor, anteontem ela perguntou-me as últimas sobre Timor e eu disse-lhe, já temos novo primeiro-ministro e é do partido da oposição.

A mulher ficou toda horrorizada com o processo de eleição e disse, "Mas que raio? Timor já tem novo PM? Mas tem de ser uma pessoa que pertence ao partido mais votado".

Respondi: Não, tem de ser apontado pelo partido mais votado, e foi o do Xanana, e o Xanana escolheu quem quis. Ele é o presidente do partido mais votado.

Vem a doutora já nervosa e diz, "Zizi, mas isso é um trocadilho da lei. Para não dizer abuso. O legislador não quis essa solução". Eu ri-me porque apesar de gerar controvérsia, a nomeação de Rui Araújo é conforme a lei, consequentemente constitucional, há umas semanas um amigo meu que é jurista também chamou-me a atenção para o pormenor do Alex ser o Presidente do partido mais votado e ser ele o "boss" na decisão da nomeação. A menos que os palhaços pertencentes ao Bloco de Coligação se opusessem, o que não foi o caso. Eles nunca iriam contrariar o Xanana, sem ele, não passam de um monte de trampa, CNRT sem Xanana vai fechar a loja, pura verdade.

Xanana Gusmão enquanto primeiro-ministro pouco ou nada de bom fez para Timor ou para o seu povo, ao ponto de ter de encontrar uma saída elegante destes sucessivos desgovernos associados com roubos, corrupção, abusos sexuais e de poder dos seus comparsas. Mas...Ao apontar Rui Araújo como seu sucessor talvez e talvez só, seja a única forma de ele redimir-se e de sinceramente querer remediar o mal monstruoso que fez ao povo timorense. Não sou ingénua, mas olhando para quem ele escolheu, eu não posso de deixar de pensar em vitória para o povo timorense, porque não há filho melhor de Timor neste momento para chefiar um governo. Rui Araújo tem o perfil PERFEITO para ser o próximo chefe de governo de Timor-Leste, não tenho dúvidas nenhumas disso.

Eu preferia que a legitimidade de Araújo proviesse do povo, porque ele, na verdade, não precisava de padrinhos para assumir este cargo, eu até preferia que um dos tipos do Bloco de Coligação assumissem o cargo de primeiro-ministro, porque seria a "arma" infalível para os desacreditar e pô-los a andar e desaparecer de uma vez por todas. Mas pronto, Deus sabe melhor do que eu e não tem este espírito mauzinho que eu tenho. Eu não vejo e esta é a verdade como se o Dr. Rui fosse um candidato da Fretilin, na verdade eu vejo-o como um político de consenso entre várias cores políticas. Vejo muitas pessoas sem serem da Fretilin a regozijarem-se com esta nomeação, bom sinal.

Eu escrevi isto (em baixo)  num comentário no Facebook e é o que eu sinto na verdade, fui lá buscar e colei aqui, a preguiça de escrever de novo apoderou-se...

Embora o processo de sucessão possa ser questionável, os timorenses têm agora todos de se unirem (na minha humilde opinião) e apoiarem o Dr. Rui Araújo, porque melhor do que ele não há, neste momento. Se é ou não uma armadilha dos líderes de 1975 com o tempo saberemos. Mas se o Dr. Rui tiver o apoio popular durante o tempo da sua governação, ele legitima ainda mais o seu cargo como PM e será difícil passarem-lhe rasteiras. Dr. Rui tem tudo para ser um bom chefe de governo, inteligente, homem de família, integro, tem um passado ligado à luta, não "acordou" em 1999 para trabalhar para Timor e para o seu povo. Eu acredito piamente que ele pode, tem vontade e qualidades para ser o MELHOR primeiro-ministro desde que Timor restaurou a independência, ele pode fazer história, mais uma vez! Não vamos ser derrotistas nem injustos, vamos ter esperança e esperar. Às vezes, "Deus escreve certo por linhas tortas".

Porque vamos julgar já o novo primeiro-ministro? Seria uma tremenda injustiça e não entro nisto, durante 100 dias a partir do dia da tomada de posse do Dr. Araújo, todos os membros e comentaristas deste blogue estão PROIBIDOS de falarem mal e de forma derrotista contra este novo primeiro-ministro, chama-se democracia "a la Zizi". Depois podem criticar caso haja motivos para isso.

A mim não me preocupa o Dr. Rui Araújo, a mim preocupa-me algumas das cobras venenosas que parece que lá foram colocadas estrategicamente pelo Alex, uma delas o Longuinhos Monteiro que subiu de posto e vai ocupar o cargo de ministro do Interior, é em tipos como este é que temos de ficar de olho, e o Lasama como ministro da Educação é outra anedota e o ministro da Justiça é uma escolha bizarra! Se foi escolha ou não do Dr. Araújo esta é outra história...Cabe ao novo PM de avaliar o serviço deles, há sempre a hipótese de lhes dar um pontapé no traseiro! Quem manda agora é o Dr. Rui Araújo, Xanana é seu subalterno. ;)

Eu espreito a página do Dr. Rui Araújo frequentemente no Facebook e acreditem ou não estes perfis nesta rede social demonstram por vezes o caráter das pessoas, há uns anos eu disse para um amigo chegado de Araújo, eu cá acho que ele é um bocado arrogante e ele respondeu-me, "Não é nada, ele é muito boa pessoa e trabalha a sério para Timor", de facto depois de espreitar a página do Facebook do senhor eu  assumo que cometi uma injustiça. Poucos na posição dele (antes e agora, hoje) respondem assiduamente aos comentários dos cidadãos comuns , se alguém lhe agradece a amizade que ele concedeu, ele responde, não deixa ninguém pendurado, a humildade no seu melhor. Espreitei tudo (perdoe-me doutor) e são marcantes as fotos da família, da sua esposa e filhos, sempre em ambiente chegado, camaradagem familiar e o humor do Dr. Rui é marcante também, li um comentário sobre uma máquina para jogar que os gaiatos parece que queriam e a resposta do Dr. Rui fez-me rir à gargalhada, típica de um pai bem humorado.

Como mulher e mãe, não me deixa sempre de comover e ver como um bom sinal um político ligado à família, é sempre um bom indicador de que famílias irão beneficiar com a sua governação, creio que não estou enganada nas ilações que tiro. Se estiver não seria a primeira nem a última vez.

Ontem o Dr. Rui Araújo deixou outra mensagem desta vez coletiva para todos os seus amigos do Facebook que lhe deram os parabéns e foram muitos, mais uma vez fartei-me de rir, ele escreveu a famosa frase dos Três Mosqueteiros, " UM POR TODOS, TODOS POR UM!"

É o que Timor precisa mesmo, todos juntos para levar este país ao seu destino, AO SONHO DE TODOS OS TIMORENSES! UM TIMOR PRÓSPERO, JUSTO E DIGNO PARA TODOS OS TIMORENSES!

Deus lhe acompanhe Doutor Rui, e que não deixe que ninguém se interponha no seu caminho para que a nossa terra se tranforme num "oásis" para TODO o nosso povo.

Muitas felicidades Dr. Rui Araújo e coragem nesta sua caminhada que não vai ser fácil mas não impossível! Neste "trocadilho" da lei, é meu entender que o povo timorense foi quem beneficiou...

O tempo será o melhor juiz.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.