domingo, 22 de março de 2015

POLÍCIA ATACA E REVISTA L7 EM MANATUTO

.

Timor Hau Nian Doben - 22 de março de 2015

De acordo com um membro do Conselho de Revolução Maubere - Fretilin Movimento, dirigido por Mauk Moruk, este afirmou há minutos a este blogue que o antigo comandante das Falintil, Cornélio Gama, mais conhecido por L7, foi atacado e revistado por membros da polícia, em Manatuto, esta manhã.
.
L7 é o irmão mais velho de Mauk Moruk e quando o assalto foi efetuado pela polícia, Cornélio Gama estava a caminho de Díli.

"Hoje de manhã, cerca das sete horas, a policia atacou e revistou L7, que estava na estrada de Manatuto, de regresso a Díli. Já não há nenhum respeito para com as pessoas da resistência. Os polícias perseguiram desde Baucau até Manatuto e depois cercaram L7 e  efetuaram o ataque", disse.

Leiam bem, a fonte diz asalta, mas ataque é a tradução para o Português.

Um veterano, Oan Kiak,  acabou de dizer ao Timor Hau Nian Doben que é extremamente perigoso a polícia provocar o comandante L7, porque ele tem muitos veteranos do lado dele, e é um homem muito respeitado pelos timorenses.

"Pai L7 é um homem que tem muito suporte entre os veteranos, se começarem a provoca-lo é muito perigoso, ele tem muitos apoiantes e é muito respeitado, Pai L7 tem muitas pessoas que são muito fiéis a ele. Maun Taur e o Maun Xanana sabem disso, foi por isso é que o usaram para as campanhas eleitorais deles. É melhor eles deixarem o Pai em paz, senão podemos ter problemas ainda maiores", disse.

"O nosso Pai é um homem bom, quer muito bem ao povo timorense, ele prefere sofrer ele próprio do que fazer sofrer o Povo Maubere. Pai é um homem que não se enriqueceu quando a nossa terra ficou independente, ao contrário dos outros, ele continua muito pobre, mas desde do tempo do governo de Alkatiri que estão sempre a fazer-lhe mal, a arranjar-lhe problemas. Pai L7 não gosta de problemas e ele é um herói nacional e já perdeu muita família durante a guerra. O problema é que quem governa esta terra são os traidores e os oportunistas, falta-lhes o nacionalismo do Pai L7", declarou Oan Kiak muito triste.

Uma fonte próxima a L7 acabou de dizer a este blogue que o antigo comandante das Falintil está "muito zangado".

"Mas porquê que eles não vão atrás dos corruptos e dos que roubam o dinheiro do povo, e andam sempre a fazer mal ao Pai L7?", interrogou. 

L7 foi o mais carismático comandante das FALINTIL e é ainda hoje venerado por muitos milhares de  timorenses. Diz-se que tinha poderes mágicos, porque sobreviveu a muitos ferimentos. Cornélio Gama continua a procurar os restos mortais dos seus companheiros de luta e guarda-os na sua casa, em Laga.

Como disse um jornalista estrangeiro que conheceu recentemente L7, "Um homem incrível, com uma história magnifica e tão humilde, mas ele sabe muitos segredos da resistência e deve ser por isso que o perseguem, porque ele não se vende como os outros...". 

Foi prometido que logo que pudessem, mandariam o vídeo para o Timor Hau Nian Doben do ataque a L7, efetuado pelas forças de segurança do país.

PS: A palavra ataque não foi inventada por este blogue, só escrevemos o que nos contaram. A fonte é fidedigna. 
  .

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.