quinta-feira, 2 de abril de 2015

MORREU O ANTIGO BISPO DE DÍLI, D. ALBERTO RICARDO

.

Timor Hau Nian Doben - 02 de abril de 2015

O antigo Bispo de Díli, D. Alberto Ricardo da Silva , morreu hoje, aos 71 anos, no Hospital Nacional Guido Valadares, em Díli.

 D. Alberto Ricardo da Silva foi nomeado Bispo pelo Papa João Paulo II em 2004, lugar que ocupou até  fevereiro.

O pontífice renunciou ao cargo por motivos de saúde. O pedido de renúncia foi aceite pelo Papa Francisco, no dia 9 de fevereiro do corrente ano.

D. Ricardo esteve há uns meses em Darwin, Austrália, onde foi operado a um tumor. Há dias, o antigo bispo de Díli foi internado no Hospital Nacional Guido Valadares e encontrava-se bastante fraco para poder deslocar-se para o estrangeiro, de modo a realizar tratamento médico.

O antigo Bispo de Díli  foi interrogado pelos militares indonésios no seguimento do Massacre de Santa Cruz,  no dia 12 de novembro de 1991, era então vigário-geral da diocese da capital de Timor-Leste. Horas antes das matanças o antigo Bispo de Díli tinha realizado uma missa, na igreja de Motael, em memória de Sebastião Gomes, que foi assassinado pelos militares indonésios.

A Igreja Católica Timorense tem mais duas dioceses, em Baucau e em Maliana, cujos Bispos são: D. Basílio do Nascimento e D. Norberto Amaral, respetivamente.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.