sexta-feira, 3 de abril de 2015

TRÊS JOVENS BALEADOS ONTEM PELA POLÍCIA EM BAUCAU

.

Timor Hau Nian Doben - 03 de abril de 2015

Três jovens  foram feridos a tiro, ontem, por membros da polícia que pertencem ao Batalhão de Ordem Pública (BOP), em Baucau Vila, e encontram-se neste momento no hospital da localidade, em estado critico.

De acordo com a fonte deste blogue em Baucau, os jovens foram feridos gravemente pelo BOP, porque estavam a andar de motorizada e as motas faziam muito barulho, e a polícia pensou que eles os estavam a provocar.

"O BOP baleou três jovens em Baucau, estão gravemente feridos e até agora ainda não foram retiradas as balas dos corpos", disse.

Existem desconfianças por parte do Conselho de Revolução Maubere (CRM) de que este incidente esteja relacionado com a resolução aprovada para capturar o líder desta organização, Mauk Moruk, bem como os seus homens.

O Timor Hau Nian Doben entrou em contacto com o porta-voz do CRM, Xabilako, e este afirmou que os incidentes de ontem estão interligados com a operação para prender Mauk Moruk, e que as populações, especialmente de Laga -terra natal de Mauk Moruk- têm sido vitimas de torturas e intimidações por parte das forças de segurança, desde o ano passado.  

"Três jovens, um numa mota e dois noutra, estavam a andar na estrada pública ontem, cerca das cinco horas, quando o BOP que regressava do local das operações para capturar Mauk Moruk e os seus membros, e como estavam aborrecidos e frustrados porque não conseguiram nos encontrar, então eles atiraram tiros a estes três jovens em Baucau, na parte nova", declarou a este blogue Xabilako.

O CRM, numa mensagem enviada ao Timor Hau Nian Doben, condenou já as ações de violência da Brigada de Ordem Pública, e afirmou que o custo desta resolução do governo para capturar Mauk Moruk "tem um preço muito caro e quem tem sido vitima é o povo inocente".

"O Conselho de Revolução do Povo Maubere-Fretilin Movimento condena fortemente  os atos do BOP, que resultaram em três jovens serem baleados gravemente, apenas porque estão frustrados com o projeto de resolução ilegal que não vale nada, porque estão a gastar muito dinheiro e o povo inocente é que é vitima", citou a mensagem.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.