sábado, 9 de maio de 2015

Rui Araújo juntou-se hoje à "malta" da bicicleta, "pela saúde e pelo ambiente"

.


Zizi Pedruco 

Ontem estive a estudar umas novas técnicas de matemática para a "minha" criançada com autismo, dormi muito tarde,  acordei  cansada mas fui ao Facebook, vi umas fotos e como não li o que estava escrito pensei cá para mim, os meus olhos estão a ver mesmo bem? É mesmo o quem eu estou a pensar? 

E não é que era mesmo. Lá estava o primeiro-ministro Rui Araújo, em cima de uma bicicleta no meio de umas dezenas de jovens, pronto a pedalar sorridente pelas ruas de Díli, com toda a sua humildade, simplicidade e o que é já para mim uma das suas maiores riquezas, a sua boa disposição.

"O primeiro-ministro, Dr. Rui Maria Araújo, hoje de manhã fez exercício com o clube "Díli Cycling", andou de bicicleta pela saúde e pelo ambiente. Perto de trinta ciclistas pedalaram com o primeiro-ministro com a seguinte rota: Palácio do Governo, Hospital de Lahane antigo, Paiol, Taibessi, Bidau, Praia dos Coqueiros, Bebonuk e Farol", informou o Gabinete do primeiro-ministro no Facebook. 

 Achei um espanto ver o Dr. Rui Araújo no meio daqueles jovens; na verdade fica lá muito bem e se não olharmos com atenção não nos apercebemos que um dos ciclistas é Sua Excelência, o primeiro-ministro, mistura-se bem no meio do povo, coisa rara num governante...


De acordo com o que li naquela rede social, o chefe do executivo não só andou de bicicleta. Ele teve tempo para discutir com os jovens ciclistas sobre o desenvolvimento do país, visitar uma escola onde falou em Português com os alunos que lá estavam, se compreenderam ou não, não é importante. Mas tenho a certeza que uma coisa de positivo já fez, despertou a curiosidade dos meninos para a língua. 

 Parece que a volta em bicicleta foi bastante proveitosa em muitos os aspetos, principalmente no dialogar direta e informalmente com a população e ver com os seus próprios olhos o seu sofrimento, como foi o caso de uma senhora que estava a lavar a roupa no rio, "Não tem água limpa em casa?", perguntou Rui Araújo à senhora. 

 "Díli Cycling" é um clube de jovens que quer alertar aos habitantes de Díli  para os benefícios de andar de bicicleta, para a saúde e para o  ambiente. Qualquer pessoa é bem-vinda a juntar-se a este grupo, que pelo que me apercebo se junta todos os fins-de-semana para andarem de bicicleta nos arredores de Díli. Podem ser contactados aqui.

Fotos de, Gabinete do primeiro-ministro e  "Dili Cycling". Podem ir ver mais fotografias se carregarem nas hiperligações, vale a pena.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.