terça-feira, 26 de maio de 2015

Taur está enganado - Mauk Moruk escreve e fala Português corretamente

.

Zizi Pedruco

Em primeiro lugar gostaria de atestar que a carta-petição que publicamos ontem foi-nos enviada pelo antigo comandante das Falintil, Mauk Moruk, ao contrário do que diz o Presidente da República, Taur Matan Ruak.

Tive vontade de rir, quando vi um funcionário da Presidência da República a alegar que a carta não é de Mauk Moruk, "porque está escrita em Português e porque a assinatura não é de Mauk Moruk (...), o Presidente conhece bem".

Ora, desconfiando eu que o dito senhor que trabalha na Presidência da República pudesse tirar o comentário após a minha resposta, eu fiz um "print screen", lá diz o ditado, "mulher prevenida vale por duas", no meu caso, mil.

De todo o conteúdo da carta que pudesse até suscitar alguma dúvida legitima quanto a ser ou não da autoria de Mauk Moruk, os dois argumentos de Matan Ruak são patéticos e demonstram que afinal não conhece tão bem Mauk Moruk como alega, ou então está a mentir e a faze-lo de má-fé, não me admirava nada.

Sr. Taur Matan Ruak, Mauk Moruk escreve e fala MUITO bem o Português, eu digo isso com conhecimento de facto, há muitos anos que sou amiga do Sr. comandante, falo com ele semanalmente, às vezes mais do que uma vez, e falo sempre em Português, sempre.

É verdade, uma das coisas que sempre me admirei em Mauk Moruk foi na verdade o facto de ele ter um Português CORRETÍSSIMO, escrevi CORRETÍSSIMO, porque o é. Por vezes eu rio-me enquanto falo com ele porque ele utiliza um vocabulário em português rico, ele fala o Português maravilhosamente bem. Escreve também em Português muito bem. Pode dar um erro aqui e ali, mas quem não dá, eu dou!"Errare humanum est".

Aliás, foi exatamente o facto de Mauk Moruk escrever TÃO BEM o português quando nos comunicávamos que fez com que ele me enganasse durante anos na Internet, só em 2013 eu soube quem ele era. Durante anos eu queria saber quem ele era, usava um pseudónimo, mas nunca tive coragem de lhe perguntar, no fim comecei a desconfiar que podia ser um padre, porque o Português era demasiado bom para ele ser "um qualquer". Qual padre qual carapuça! Era mas é Mauk Moruk, o feroz comandante das Falintil. Enganou-me bem, Sr. comandante!

Nada mudou relativamente ao que eu pensava dele, continuo a ser amiga dele como antes de saber quem ele era. Posso não concordar com tudo o que faz ou pensa, mas amigos não concordam com tudo, certo? Se concordam é porque nunca foram amigos. E, acreditem ou não, se eu não concordo, eu digo-lhe e ele respeita. Um homem que ao longo dos anos mereceu e merece a minha fidelidade, respeito e amizade, eu sei que ele tem por mim o mesmo sentimento.Por isso lhe sou leal, amigos ficam perto de nós quando mais precisamos.

Enquanto todos me atacavam por causa do blogue, dois senhores ficaram sempre do meu lado, Mauk Moruk e Aikurus. Quando eu não sabia quem era Mauk Moruk, às vezes ele ficava zangado comigo - quando o blogue aceitava comentários - e dizia que eu tirei os comentários dele, ora, eu também me zangava com ele porque não tirei, depois, lá ficávamos amigos outra vez. O mesmo com o Aikurus, por vezes zangamo-nos mas não é nada grave.Estes dois senhores ao longo dos anos NUNCA mudaram de discurso, defenderam sempre os direitos do povo timorense, sempre.

Todos fossem como estes dois senhores, todos fossem como eles!

Sr. Presidente da República, mais uma vez, a assinatura é de Mauk Moruk, ele assina assim HÁ ANOS! Eu lembro-me que quando ele me escrevia no inicio assinava assim, menos o nome Mauk Moruk, e continua!

Portanto, as alegações de Taur Matan Ruak são falsas e eu sei que até conhece bem Mauk Moruk, por este motivo me faz crer que está de má-fé quando diz que a carta não é de Mauk Moruk. Podiam até serem válidas as suas alegações se não tivesse usado a assinatura e o Português mas sim o conteúdo da carta-petição como seus argumentos.Eu conheço bem Mauk Moruk e se eu quisesse duvidar da autoria da carta, teria seguido outro caminho, nunca o Português ou a assinatura...Há que ser mais inteligente...

Se de alguma coisa eu tenho a certeza nesta carta-petição, é que todo o resto pode não ser de autoria de Mauk Moruk, mas a assinatura é, e que o  Português falado por Mauk Moruk é irrepreensível.

A carta foi enviada a este blogue por Mauk Moruk, precedido de um telefonema dele a dizer que iria mandar a missiva para eu publicar.Taur Matan Ruak afinal não conhece tão bem Mauk Moruk como diz, que mais mente?

PS: Sr. comandante, se está a ler este texto, por favor eu preciso de falar consigo com uma certa urgência. Abraço. Zizi
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.