terça-feira, 2 de junho de 2015

AHHHH MALAE DOBEN, VOCÊ FEZ-ME CHORAR...

.
Foto da Rosarinho. Obrigada, malae doben! ADOREI, ADOREI, ADOREI!
.
Frederico "Era uma pessoa igual a cem mil outras pessoas. Mas, eu fiz dela um amigo, e agora ela é única no mundo.” - Antoine de Saint-Exupéry, in "O Pequeno Príncipe". 

Doutor sente-se, por favor - educadinha que eu estou - que isto hoje vai ser longo. 

Há poucos dias foram lançados em Portugal SETE livros que eu queria tanto ler, nunca sairam de uma vez tantos livros que eu quisesse tanto. Abstive-me de falar deles com o Frederico, meu GRANDE amigo do coração há muitoooossss anos, este tipo:) está sempre a oferecer-me livros, o tal que o meu marido chama de "teu namorado dos livros". 

Sem exagero, este bonitão já me ofereceu centenas de livros ao longo dos anos. Eu raramente lhe peço, mas ele sabe o que eu gosto de ler, meus autores preferidos, sabe muito de mim, conhece-me melhor do que eu, que medo!;) 

Tive vergonha de lhe mencionar os livros nas conversas diárias que tenho consigo:), basta eu dizer um titulo e você não se faz de rogado, vai comprar ou manda comprar logo.

Infelizmente bons livros são muito caros em todo o lado do mundo (não admira que o mundo esteja cheio de ignorantes!), mandar por correio internacional prioritário para a minha zona sai ainda mais caro do que os próprios livros.;) Mas não é o dinheiro que gasta que me preocupa, você está cheio dele ;);) mas está atolado de trabalho e se você não consegue ir à livraria, você põem um "EXÉRCITO" à procura do que eu quero, resumindo, chateio uma data de pessoas por causa dos livros, não está certo. Ahhh, isso é que é amor e amizade pela Rosarinho LINDA...Ohhh...;)

Os livros que eu queria tantoooooooo ler e foram lançados há pouquíssimos dias em Portugal:;) 

"Poemas Canhotos" - Herberto Helder
"Número Zero"- Umberto Eco - Uma boa polémica...;) 
"Obra Poética" - Sophia de Mello Breyner
"Estradas do Esquecimento e outros contos" - Fernando Pessoa
"Bairro Ocidental" - Manuel Alegre
"O Islão e o Ocidente" - "Tio" ;) Jaime Nogueira Pinto
"Eu Não Venho Fazer Um Discurso" - Gabriel García Márquez

ESPANTE-SE RAPAZ! Umberto Eco e García Marquez, entrei ontem em duas livrarias deste lado do mundo para comprar a versão em Inglês, não tinham, ainda não chegaram.:/.Lá disse um palavrão baixinho e bazei da loja.:) Que queria que eu fizesse, ora esta!

QUE SUSTO DOUTOR ADORADO! QUE SUSTO...

Quando cheguei a casa o meu marido no gozo disse, "Rosmaninho o teu namorado dos livros mandou-te uma encomenda". Não posso com este benfiquista, inventou agora o nome Rosmaninho e não para de me chamar isto, se eu me passo, mas o tipo até que tem piada. 

Lá estava a caixa enorme dos CTT "sentadinha" em cima da minha secretária, fui a correr, literalmente. Longeeeeee, muito longe da minha cabeça pensar que os livros que eu queria TANTOOO estavam TODOS dentro desta caixa. 

Era impossível que você adivinhasse todos!;)Mas... A palavra (Im) possível de per si diz o contrário.

Sabem o que estava dentro da ABENÇOADA ;) caixa? 

CORRETÍSSIMO!!!

Os SETE livros que eu tanto queria e mais três, "Poemas Completos" de Herberto Helder,  "ODES" de Horácio e "O Papalagui" de Erich Scheurmann. Este último tocou-me no coração profundamente, profundamente malae adorado. Ohhhh God, I love you handsome!:P  

ESTUPOR! TEIMOSO! :) Sabe muito bem que eu tenho o Horácio em Inglês, mas agora compreendo a conversa, "O livro em Português tem uma tradução mais fiel", ahhhhh pois...Mas pronto, o doutor é que é o perito em Latim, por isso acredito em Vossa Excelência. Gratias tibi ago. 

Abri a caixa, quando vi os livros dei um valente GRITO! Quando vi "O Papalagui" comecei a chorar, ohhh Deus, você é "MAU", isso não se faz... Fiquei tão comovida...

 Há muitos anos, éramos nós os dois ainda estudantes, quando você me deu este livro pela primeira vez, no dia do meu aniversário, foi o primeiro livro que me deu. Era uma menina e você um rapazola giríssimo. Vá...Core!

Como tantos outros livros, eu deixei também este em Portugal, mas nunca me importei com este, sei os discursos que mais gosto de cor e salteado, lembra-se? Ohhh mãe, você tinha e TEM uma paciência brutal para me aturar! Mais de vinte anos volvidos e você oferece-me outra vez o mesmo livro, a semanas do meu aniversário. Você é uma "raposa" mas eu canto-lhe o fado...Hmmmm, bom ter o livro na minha estante, assim, revejo periodicamente a cena, comparar notas...
.
Que ESPANTO! Tenho de arrumar os livros, outra vez! Obrigada, bonitão!
.
Parece que foi ontem..."Você é donde?", Timor-Leste! Timor? "Eu gostava tanto de saber mais sobre a sua terra, quer vir tomar um café comigo? O que aconteceu em Timor-Leste foi culpa de Portugal e do Almeida Santos, Mário Soares e dos comunas" e dizia zangado... Ganhou logo uma amiga! Malditos comunas mesmo! Fez bem o trabalho de casa...Falar da minha terra é comigo mesmo! Timor-Leste ganhou um amigo e eu também, dos grandes!!!O lanche começou em Lisboa e fomos parar a Cascais, ao Jardim da Cerveja. Não voltamos foi às aulas nessa tarde, mas no fim da noite, parecia que o conhecia a minha vida inteira. Agora é que o meu pai vai ficar a saber onde investia balúrdios de dinheiro na minha educação...Deixa lá Jaime;), ainda bem que fiz estas marotices todas, a juventude é isso mesmo, eu fiz dela, bem, deixem prá lá...Como diz a doutora querida, é por termos gozado a valer naqueles tempos é que hoje somos quem somos e aceitamos viver uma "vidinha" calma, sem grandes sobressaltos. Tu achas que os sobressaltos daquela época não chegaram? Livra!Tu tinhas uma carinha de anjo...Pois... 

A vida é isso mesmo rapaz lindo, feita de memórias, boas e más, de si só tenho memórias boas, boas mesmo. Estar consigo é estar com a paz, com a boa disposição, com a generosidade, sapiência e claro, meter inveja às mulheres, lol, é cá um BONITÃO, PÁRA O TRÂNSITO, calma...Não core, não core... A verdade é sempre a verdade...Venham mais trinta bonitão, venham mais trinta!!!:) 

"Tu te tornas eternamente responsável por tudo o que cativas". Você cativou-me, lixou-se, e bem! Olhe que eu não me derreto com qualquer pessoa, mas consigo sou gelo ao sol. ;) Quem mandou? ;) Como você diz e eu me farto-me de rir, estou a rir agora, "ultrapassei a sua muralha de ferro, a sua aparência, a sua vaidade, a sua arrogância, as suas peneiras, o seu nariz empinado e cheguei a quem é, eu gosto do que encontrei", enaaaaaa!!! CORAJOSO!!! 

Meu querido, hoje foi daqueles dias em que me senti criança outra vez, e tão perto de si, apesar dos milhares de quilómetros que nos separam... Adorei as prendas,  VOCÊ FEZ-ME TÃO CONTENTE, mais uma vez! Agarrei, abracei e dancei com os livros e pior, beijei os livros, mas não conte isto a ninguém, fica só entre nós os dois :P, depois vão pensar que sou doida.:P 

Hoje não recebeu por telefone o meu agradecimento, vai por aqui. Como você vem visitar o blogue todos os dias, assim, apanha um sustinho bem merecido. BEM-FEITO! ;) É para me "vingar" do susto que eu apanhei quando vi os livros LINDINHOS. Telefone-me quando ler, mas não venha zangar-se comigo por ter escrito aqui, você sabe que só escrevo aqui para gente especial.:) 

MUITO,MUITO, MUITO OBRIGADA, MALAE DOBEN! 

Beijos, muitos, tantos como as estrelas num céu TODO, TODO estrelado.;) Enaaaa, tantos!:D

Até quando o meu telefone tocar, bonitão!:P

 Rosarinho
.

E LÁ SE FORAM AS COMPRAS NA FEIRA DO LIVRO DE LISBOA ;)

"Se pensas que não vou comprar nada para te enviar, desengana-te", ohhh mãe, o tom ameaçador dela rebenta comigo! Eu rio-me imenso sozinha com estes meus adorados! É com cada um! 

Ó DOUTORA!!! Não te preocupes em me comprares livros na Feira do Livro, o bonitão fez o trabalho por nós as duas, o homem é LOUCO, a tal pimenta que me disseste há dias, das boas, diga-se, o que me rio com vocês. 

Eu ia-te pedir "Poemas Canhotos" e o Manuel Alegre mas já cá cantam, ainda me estou a rir da doideira dele! DEZ LIVROS!!!OHHHH, eu adoro os meus amigos. Vá bonitona, não te preocupes com livros para mim, agora até tenho livros para a troca, cortesia do Dr. Frederico, tem cá uma tara este homem!! 

Ó doutor, não mande mais livros encadernados, SÃO LINDOS, mas são pesadíssimos e já me vejo grega para arranjar espaço nas estantes e o meu marido descobriu há dias que a madeira de uma das estantes estava torta, e disse que era devido ao peso dos livros

Este tipo está sempre a implicar com os meus livros, não posso com ele! ;) "Temos de começar a pensar em pôr prateleiras no teto da casa para os teus livros e os da Ivana", disse o benfiquista. Ahhh, ontem lixei o benfiquista e...

VIVA O SPORTING! PERDEU O PIU!! E, eu tive que me casar com um benfiquista, IRONIAS! ;) Lembram-se daquela do Jô Soares? Casa, separa, casa, separa...Se ele me continuar a chatear, vocês os dois estão contratados, tirem-lhe TUDO! ;) 

Agora vou escolher qual é o primeiro livro que vou ler. Adivinharam! Herberto Helder, "Poemas Canhotos", que a doutora acabou de me dizer que já está esgotado em Portugal, que grande apontaria doutor! OBRIGADA!

Bjs meus amores e muito, muito obrigada. 
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.