sexta-feira, 24 de julho de 2015

Casal agredido pelo COC encontra-se em estado grave no hospital de Baucau

.


Timor Hau Nian Doben - 24 de julho de 2015

Um casal que foi violentamente agredido na passada terça-feira, em Buibau, distrito de Baucau, pelo Comando de Operação Conjunta (COC), encontra-se em tratamento intensivo no hospital de Baucau,  relatou hoje o Jornal Nacional Diário.

Francisca Ximenes e Sidónio Ornay de 57 e 53 anos respetivamente, encontram-se neste momento em tratamento intensivo e em estado grave naquela unidade hospitalar porque foram muito espancados no peito, nas costas e ambas as vitimas encontram-se traumatizadas, informou o citado periódico.

Segundo o chefe de suco de Buibau,Francisco Ximenes, na manhã de terça-feira o casal dirigiu-se para a várzea e o COC abordou-lhes para lhes pedir a identificação, porém, ambos não tinham o cartão de eleitor nem o bilhete de identidade.

"A Força (COC) chamou-lhes e eles não fugiram, depois a força pediu o cartão eleitoral mas eles responderam que não tinham o cartão eleitoral nem o Bilhete de Identidade, depois o COC perguntou-lhes se eles pertenciam ao CPD-RDTL e o casal disse certo, finalizada a conversa o COC começou a bater até eles ficarem em condição grave e traumatizados", disse o chefe de suco.

Francisco Ximenes reconheceu que, "eles pertenciam mesmo ao CPD-RDTL mas que há muito tempo que se reintegraram na comunidade e que agora são agricultores".

O chefe daquela unidade hospitalar, Sebastião Amaral, disse ao Jornal Nacional Diário que, " Os dois pacientes chegaram em estado grave, eles estão traumatizados porque foram violentamente agredidos nas costas, peito e estão agora em tratamento intensivo".

O Presidente do Conselho de Revolução Maubere, Mauk Moruk, numa mensagem ontem enviada a este blogue, informou que as violações dos Direitos Humanos e as agressões contra a população são uma prática diária e constante por parte do COC.

"A assassina, ilegal, inconstitucional e a mais vergonhosa operação do monstruoso Comando Operacional Conjunto contra o inocente, indefeso, desarmado, débil e pobre Povo Maubere e seus melhores e abnegados filhos e ao mesmo tempo seu legítimo e genuíno defensor e guardião dos seus supremos interesses estão a ser paulatinamente dizimados por moribunda e besta máquina de guerra do ditador, racista e criminoso Xanana em Timor -Leste",advertiu Mauk Moruk.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.