quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Aqui está a tua tradução, meu irmão lindo!

.

Eu não parei de rir desde que recebi a mensagem do meu irmão, Artur, é que ele apesar de ser um ano apenas mais novo do que eu, ser timorense,  não percebe RIGOROSAMENTE nada do Tétum, nem as palavras mais fáceis.

Nenhum dos meus três  irmãos sabe falar Tétum, na verdade, nem a minha mãe, em casa só o meu pai e eu sabemos, eu sou a que falo melhor e sei escrever.;) ;)  Não é culpa de nenhum dos meus irmãos, em casa nunca se falou Tétum, aliás, meus pais não queriam que se falasse, eu era muito pequenina e falava em Timor, meus pais não gostavam, mas eu sou TEIMOSA! Hoje farto-me de gozar com a minha mãe, a Eugénia bem quer falar e perceber, mas já é tarde...;) 

Lolllll, eu não paro de rir. É que até os meus filhos conseguiam ler e perceber a carta desta criança, mas pronto, também, como este meu irmão  diz, " eu sou português de alma e coração"...Falta de nacionalismo, é o que isto é!!!

Mas pronto, como o meu irmão foi um querido e apadrinhou umas crianças timorenses, eu vou então traduzir o que a menina escreveu para ele. O giro disto ;) é que ultimamente eu sou bastante solicitada para ler as cartas das crianças que começam a chegar aos meus amigos, das crianças que apadrinharam, são malaes, portugueses.

 Há dias tive de escrever em Tétum para os afilhados do Quico, Gonçalo e Sarita. Eu acho que vou começar A COBRAR ;) as traduções, assim posso ajudar mais crianças...Isto de eu fazer traduções, escrever as vossas cartas grátis vai ter de acabar, o tempo do colonialismo já acabou, seus malaes exploradores!!! ;) Vocês amam-me, não é verdade? Mesmo com todos os meus defeitos, são muitos anos a aturarem-me? Eu também vos amo, porque apadrinharam os meus irmãozinhos, só por isso!!! :P
.
.
Então passemos à tradução da cartinha da princesinha:

O trabalho do meu pai e mãe é?
TO'OS NAIN - AGRICULTORES

A atividade que eu pratico sempre  em casa?
HALIMAR - BRINCAR ;)

A disciplina que eu mais gosto na escola?
HALIMAR - BRINCAR

Jogos que eu brinco sempre com os meus amigos?
HALIMAR - BRINCAR 

Antes do desenho da palma da mão, princesa Nádia diz:

"Olá amigo Artur, este desenho foi feito pela Nádia". 

Vá...Nada de ficar preocupado com tanto brincar ;), lembra-te da idade da menina, brincar é a coisa mais saudável que pode fazer neste momento. Brincar nesta idade, é aprender...Vai mas é comprar uns vestidinhos para a menina para mandares para o Natal! 

Espero que se tenham divertido!

Bjs.

Mana boot Zizi  - se não acertares esta, é triste! ;) 
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.