sexta-feira, 19 de maio de 2017

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA, O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TAUR MATAN RUAK, NA CONDECORAÇÃO DO ENG. MÁRIO CARRASCALÃO

.

Palácio Presidencial Nicolau Lobato, 18 de Maio de 2017

Excelências,
Sr. Eng. Mário Carrascalão,
Minhas senhoras e meus senhores,

O presidente da República tem a honra de distinguir, em nome do Estado e dos Timorenses, aqueles que dão o melhor de si por Timor-Leste e pelos Timorenses. Na nossa história são muitos os exemplos de quem se distinguiu em prol do Bem-Estar e da Justiça na nossa amada Nação e para o nosso amado Povo.

Foram várias as formas pelas quais cada um procurou servir os mais altos objectivos do nosso destino colectivo. A promoção da qualidade de vida, da educação e do bem-estar das populações são o chão no qual germina o pensamento livre, a criatividade e a cultura, que sempre foram também as armas usadas da nossa longa luta da libertação nacional.

O Sr. Eng. Mário Carrascalão compreendeu e demostrou a todos que o objectivo da luta de libertação nacional não pode ser qualquer glória, pessoal ou colectiva, mas apenas podem ser as pessoas - a melhoria das suas condições de vida, de alimentação, salubridade e acesso à saúde e à educação. Só um povo com suficientes condições de vida, com acesso à educação e à cultura, sobrevive e pode aspirar a ser verdadeiramente livre.

Por isso, mesmo durante a ocupação, como Governador, o Sr. Eng.º Mário Carrascalão sempre defendeu Timor-Leste e os Timorenses.

Sempre acreditou na paz e, por isso, promoveu conversações de paz entre o ocupante e os guerrilheiros e sempre defendeu a melhoria das condições de vida dos Timorenses.

A educação teve um grande incremento durante o mandato do Sr. Eng. Mário Carrascalão e, em especial, a educação superior deu os primeiros passos com a fundação da primeira universidade no nosso território. Vários jovens estudantes tiveram acesso ao ensino no exterior por acção do Sr. Eng. Mário Carrascalão e são hoje figuras destacadas do nosso Estado.

A abertura do território, então totalmente isolado, promovida pelo Sr. Eng. Mário Carrascalão deu maior visibilidade ao sofrimento dos Timorenses e às justas aspirações da luta de libertação nacional. A visita histórica de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, deu alento aos Timorenses e visibilidade à justiça da nossa luta. A sua reacção ao Massacre de Santa Cruz merece ainda o reconhecimento de todos.

Ainda hoje, e desde a transição com a ONU, o Eng.º Mário Viegas Carrascalão é uma voz activa sempre na defesa dos Timorenses. Destacou-se, no Parlamento Nacional e no Governo, como na vida cívica, na defesa dos cidadãos e no combate à corrupção, um dos flagelos do nosso tempo.
Por tudo isto, o Sr. Eng. Mário Carrascalão goza entre os Timorenses de inegável respeito, merecedor de reconhecimento.

Desejo que os nosso governantes possam inspirar-se no seu exemplo de abnegado serviço público para defender sempre os Timorenses, em particular, os mais fragilizados e necessitados.

Muito Obrigado a todos.

Foto de Presidência da República de Timor-Leste, Facebook.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.